Método que ajuda a focar e auxiliar em tratamentos de distúrbios como TDHA, ansiedade, estresse, depressão, dor crônica e compulsão alimentar.
Na tradução para o português Mindfulness significa atenção plena, conceito da psicologia contemporânea que ensina a focar o presente em vez de se prender ao passado ou futuro.
Mindfulness não é uma meditação, não está ligado a religião e pode ser praticado por quase todas as pessoas. É um estado mental alcançado através de um conjunto de técnicas de respiração e meditação que traz diversos benefícios, Enquanto a meditação tradicional consiste em focar na respiração e não pensar em nada, a mindfulness ensina colocar toda a atenção no que estamos vivendo e sentindo naquele momento, sem julgamentos e plenamente presente.
É cientificamente comprovado que melhora a concentração, auxilia em tratamentos de ansiedade, depressão e compulsões alimentares por exemplo.
Criado pelo médico americano Jon Kabat-Zinn , no final da década de 70, com base em técnicas milenares e usado até hoje com sucesso na clínica de redução de stress da Universidade de Massachusetts, a partir disso foi criado a terapia cognitiva baseada na atenção plena, pelo professor Mark Willians da Universidade de Oxford, Inglaterra.
Divulgada em todo o mundo e aderida por famosos como Diego Hypólito, Michael Jordan, Fernanda Lima, Oprah Winfrey. O método pode ser aprendido em salas de aula e levado a professores e alunos para aumentar a concentração, a disciplina e a melhora nos relacionamentos, muito aplicado também em candidatos ao vestibular.
No mundo corporativo o Mindfulness tem ajudado a formar líderes melhores, mais criativos e autoconfiantes assim como funcionários mais produtivos, grandes empresas como Google, Facebook, LinkedIn, Procter & Gamble e a Volkswagen aderiram ao programa.
As técnicas de atenção plena, baseadas na respiração, podem ser repetidas em diferentes momentos do dia, e até mesmo durante tarefas do cotidiano, como tomar banho ou escovar os dentes.
“O mindfulness é capaz de mudar a estrutura cerebral, através de exercícios que estimulam novos circuitos cerebrais e abrem a capacidade criativa, possibilitando o praticante sair do“piloto automático”.
COMO COMEÇAR:
- Ao acordar foque no propósito de estar atento naquele dia
- Escove os dentes com a mão não dominante
- Quando os pensamentos invadirem sua mente pare e respire por um minuto, prestando atenção no ar passando pelas narinas
- Ao tomar banho estimule seus sentidos prestando atenção na temperatura da água, no som do chuveiro, no aroma do sabonete e a textura de sua pele.
- Ao comer preste atenção na textura, no sabor e nos aromas com curiosidade, como se estivesse experimentando pela primeira vez aquele alimento.
Beatriz Azevedo, neuropsicóloga e instrutora de Mindfulness certificada pela Unifesp.