Mindfulness – Como domar a sua mente: Agora

Método que ajuda a focar e auxiliar em tratamentos de distúrbios como TDHA, ansiedade, estresse, depressão, dor crônica e compulsão alimentar.

Na tradução para o português Mindfulness significa atenção plena, conceito da psicologia contemporânea que ensina a focar o presente  em vez de se prender ao passado ou futuro.  

Mindfulness não é uma meditação, não está ligado a religião e pode ser praticado por quase todas as pessoas. É um estado mental alcançado através de um conjunto de técnicas de respiração e meditação que traz diversos benefícios, Enquanto a meditação tradicional consiste em focar na respiração e não pensar em nada, a mindfulness ensina colocar toda a atenção no que estamos vivendo e sentindo naquele momento, sem julgamentos e plenamente presente.

É cientificamente comprovado que melhora a concentração, auxilia em tratamentos de ansiedade, depressão e compulsões alimentares por exemplo.

Criado pelo médico americano Jon Kabat-Zinn , no final da década de 70, com base em técnicas milenares e usado até hoje com sucesso na clínica de redução de stress da Universidade de Massachusetts, a partir disso foi criado a terapia cognitiva baseada na atenção plena, pelo professor Mark Willians da Universidade de Oxford, Inglaterra.

Divulgada em todo o mundo e aderida por famosos como Diego Hypólito,  Michael Jordan, Fernanda Lima, Oprah Winfrey.  O método pode ser aprendido em salas de aula e levado a professores e alunos para aumentar a concentração, a disciplina e a melhora nos relacionamentos, muito aplicado também em candidatos ao vestibular.

No mundo corporativo o Mindfulness tem ajudado a formar líderes melhores, mais criativos e autoconfiantes assim como  funcionários mais produtivos, grandes empresas como Google, Facebook, LinkedIn,  Procter & Gamble e a Volkswagen aderiram ao programa.

As técnicas de atenção plena, baseadas na respiração, podem ser repetidas em diferentes momentos do dia, e até mesmo durante tarefas do cotidiano, como tomar banho ou escovar os dentes.

“O mindfulness é capaz de mudar a estrutura cerebral, através de exercícios que estimulam novos circuitos cerebrais e abrem a capacidade criativa, possibilitando o praticante sair do“piloto automático”. 

COMO COMEÇAR:

  1. Ao acordar foque no propósito de estar atento naquele dia
  2. Escove os dentes com a mão não dominante
  3. Quando os pensamentos invadirem sua mente pare e respire por um minuto, prestando atenção no ar passando pelas narinas
  4. Ao tomar banho estimule seus sentidos prestando atenção na temperatura da água, no som do chuveiro, no aroma do sabonete e a textura de sua pele.
  5. Ao comer preste atenção na textura, no sabor e nos aromas com curiosidade, como se estivesse experimentando pela primeira vez aquele alimento.

Beatriz Azevedo, neuropsicóloga e instrutora de Mindfulness certificada pela Unifesp.

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